Para quem nunca leu, não conhece ou ja faz tempo que não lê 'A Caverna - Platão', vale a pena visitar http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito_da_caverna (pelo menos na edição de 16/11/2008 estava totalmente transcrita, ou então - A República - Platão).
Essa alegoria define bem os grupos ou sociedades fechadas que acreditam que as sombras que veem sejam a realidade. Mundos pequenos que ignoram uma vasta realidade de luzes e cores (ou conhecimento e verdades) que habitam o mundo externo à caverna.
Quando finalmente uma pessoa consegue se libertar dos grilhões em que nasceu e sempre viveu, consegue sair, se surpreende com a realidade externa e passa a entender que as sombras que sempre viu eram apenas um reflexo da realidade. A primeira coisa que pensa é em voltar e contar aos seus amigos que vivem presos sobre o mundo que existe lá fora - sobre a verdade que acaba de descobrir.
Isso é a coisa mais humana possivel, a vontade de compartilhar a novidade.
Mas, a verdade não é bem recebida por quem esta preso à ignorancia. Eles preferem acreditar que suas ilusões é que são a realidade. E aquele portador de boas novas acaba sendo assassinado por seus antigos amigos, sendo considerados por ele como um herege. Afinal, como as coisas não poderiam ser tal como sempre acreditamos?
Sempre termos acreditado em algo não torna essa coisa real caso ela seja uma mentira. O mesmo se dá com o contrario - Sempre termos ignorado a existencia de algo, não quer dizer que ela seja errada, falsa ou inexistente. Conforme Taleb em A Lógica do Cisne Negro - O ocidente sempre achou que os cisnes eram todos brancos. Sim, sempre so haviam visto cisnes brancos, essa é a cor oficial deles, até que um belo dia descobriram cisnes negros na Oceania.
O fato de que todas as pessoas europeias e ocidentais nunca terem visto um cisne negro não era uma prova de que eles não existiam. São as possibilidades incontidas no nosso conhecimento.
Assim como também o fato de uma pessoa ser criada com a biblia em casa, na igreja, na comunidade, no país inteiro este ser o livro sagrado preferido de 98% da população - não o torna único e nem tampouco verdadeiro (ops! não estou dizendo neste momento que ele seja falso, mas porque não conferimos isso, e não tratamos de dar o embasamento necessario a este fato?).
Voce ter aprendido que Jesus é o Salvador e ter ouvido isso a vida inteira, não faz com que 1 bilhão de indianos estejam errados por crer em Krishna. Afinal sempre ouviram falar de Krishna no café da manhã, no almoço e no jantar, para eles, Jesus é que é um estranho.
Ou seja, cada um na sua caverna ignorando o mundo alheio repleto de experiencias, historias e mitologias.
O meu convite neste post é - Não ignore o mundo alheio. Não o taxe de falso e ruim sem antes conhece-lo. Conheça! Explore! Vivencie! Experimente e compare - aí sim, crie sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário