domingo, 27 de julho de 2008

11 - As Testemunhas de Jeová e a questão do Sangue

As Testemunhas de Jeová ganharam a mídia e os jornais de uma forma extremamente negativa, o ponto em questão é - Não aceitam transfusões de sangue. Isso tem gerado lutas em tribunais, problemas com médicos e hospitais, mas por um aspecto positivo, a medicina deu um salto neste sentido, desenvolvendo tecnologias e meios para que operações assim se realizassem.

As Testemunhas de Jeová, baseiam sua fé na biblia, e apegam-se ao texto de Atos 15:29 "Abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas e fornicação..."
e também em outros textos das escrituras hebraicas, como Genesis 9:4, Levitico 7:26 e Levitico 17:11 "Pois a alma da carne está no sangue...".

Vamos nos concentrar apenas nestes dois textos, visto que os textos da Lei Mosaica não servem de referencia, pois as TJ's entendem que não estão mais debaixo dessa lei.
O Texto de Levitico 17:11 explica o motivo "A alma da carne esta no Sangue", e disso, entende-se que este precioso liquido tem algo de sagrado para Deus.

Os demais textos na biblia que traçam essa proibição, sempre referem-se ao sangue como alimento.

Então ótimo! As Testemunhas de Jeová estão de parabens por evitarem esta gastronomia proibida pelas Sagradas Escrituras - Frangos ao molho pardo e Chouriços!

Elas costumam dizer que se um médico dissesse a um paciente "Abstenha de Alcool" ele não estaria liberado para injetar bebidas etilicas nas veias.
Agora precisamos deixar claro uma coisa - Alimentar e Transfundir são coisas extremamente diferentes.

Vamos inverter essa comparação, se um paciente estivesse com o coração fraco, e precisasse de um transplante, adiantaria ele comer o coração de outra pessoa?
Se ele precisar um transplante de fígado, corneas, rim... basta ele comer os orgãos de outra pessoa?
Portanto, chamar Transfusão de Alimentação, cai no mesmo erro. Assim como Transplantar orgãos não é canibalismo, Transfundir sangue não é alimentar com sangue.
O sangue deve ser encarado como um tecido corporeo liquido, portanto é transplantado ou transfundido via venosa.
Transfusão é reposição de tecido corporeo e não alimentação.

Mas aí surge uma questão - de qualquer forma, em Atos 15:29 diz para "Abster-se" e em Letivico 17:11 diz que a "A alma da carne esta no sangue".
Vamos deixar claro que o apostolo Paulo não fazia a minima ideia do que era uma transfusão, isso so foi criado nos primórdios do seculo XX.
E quanto a "Alma da Carne" podemos assegurar que ninguem é morto por doar sangue, portanto a Alma da Carne continua no sangue que se manteve na pessoa. Sem nenhum dano metafisico para quem doou.

Sabe-se lá porque, as autoridades que determinam as leis e estatutos das Testemunhas de Jeova, sentindo uma pressão da mídia resolveram liberar que alguns itens que fazem a composição do sangue, podem ser usados em tratamentos medicinais.

Ok, agora elas podem usar algumas partes, mas não podem doar.
Ou seja, dependem de que outras pessoas doem, que laboratorios processem os elementos, e entram como parte da cadeia, apenas como usuarios.

Alguem consegue explicar isso?